Tipos de Proteínas, Principais Características, Como Usar e muito mais….

Proteínas

Guia de escolha: whey protein, caseína, albumina e proteína animal

A palavra proteína tem origem grega da palavra proteios, o que significa “o de primeira importância”.

Este nutriente tem diversas funções importantes e específicas no organismo, constituindo e renovando estruturas dos tecidos, formando de hormônios, enzimas, além de ser importante para transporte de nutrientes e produção de energia.

Diferentemente dos carboidratos e gorduras, não conseguimos estocar proteínas e estas estão em constante renovação. Sendo assim sua ingestão deve ser diária e em quantidade adequada, dependendo do cotidiano e intensidade de atividade física.

Os músculos comportam grande parte do total de proteínas do corpo humano, representando 60% da proteína corporal.

Portanto, as recomendações dietéticas são necessárias afim de nos mantermos saudáveis, evitando perda de rendimento em nossos atividades físicas e no esporte.

Com a prática de atividade física, o processo de degradação de proteínas, principalmente proteínas das fibras musculares, é aumentado. Com isso, a ingestão alimentar adequada durante o dia e principalmente logo após o treinamento favorece o processo de síntese (construção) dos músculos.

A suplementação com proteínas de alta qualidade juntamente ao treinamento é muito demonstrada na nutrição esportiva como sendo eficiente no aumento muscular e força, além de outros fatores como controle da saciedade e função antioxidante. Em treinos de força doses de 20 a 30 gramas de proteína de alta digestibilidade promove ganho de força e melhora capacidade de treinamento. Já em esportes de resistência como ciclismo e corrida de rua, promove melhoria na regeneração muscular e fornece também reposição da energia nos exercícios de longa duração.

Principais fontes de proteínas e suas funções

Whey Protein: é a principal fonte protéica associada ao treinamento e esporte. Possui altissimo valor biológico pois tem rápida digestibilidade e alta concentração de aminoácidos (em especial BCAAs e Leucina). Comparada com outras fontes proteicas, como caísena, soja e albumina, tem grande vantagem quando utilizada após a atividade física, aumentando a taxa de síntese de proteína muscular e o ganho de força. Dos suplementos existentes, existem:

Whey protein Concentrado – filtragem básica das proteínas do soro do leite, com baixo teor de carboidratos e gordura. Possui boa concentração de proteínas por dose. Isento de colesterol.

Whey protein 3w e 5w – misturas de wheys concentradas, isoladas e intermediárias, obtendo um produto com melhor perfil de aminoácidos que os concentrados de whey. Menor teor de carboidratos e gordura e digestão mais rápida. Isento de colesterol e menor teor de sódio.

Whey protein Isolado e Hidrolisado – melhor fonte de proteínas do soro do leite e a mais estudada na nutrição esportiva visando aumento da performance. É isenta de lactose (carboidratos) e gordura, possui exelente digestibilidade e o mais alto perfil de aminoácidos de todas as outras fontes (soja, albumina, proteína animal e caseína). Isento de colesterol, baixo teor de sódio e calorias.

Caseína e Albumina: são fontes de proteínas com ótimo valor biológico e digestão lenta, muito utilizadas para suprir as necessidades de aminoácidos durante períodos noturnos ou entre as refeições. A caseína, por ser obtida também do leite, possui melhor qualidade proteica em relação a albumina, originada dos ovos.

É um produto excelente para promover a manutenção da massa magra, geralmente sendo melhor consumida a noite, em doses de 20 a 40 gramas, promovendo o anabolismo.

Já a albumina, é uma fonte mais simples, bem consumida em shakes ou no preparo de receitas saudáveis com alto teor de proteínas.

Proteína Isolada Animal ou animal/beef protein: produtos em destaque no momento, são similares as Whey Protein Isoladas, isentas de carboidratos, gorduras e colesterol com baixo teor de sódio.

Suplementos de whey time-release ou blendssão misturas de whey concentrada com isoladas, juntamente com caseína ou albumina. São suplementos proteicos de alta qualidade e de função semelhante aos da whey e caseína, quando ingeridos a noite.

Barras de proteínas, wheys em gel ou drinks: são opções diferentes para consumir proteínas na dieta, geralmente são a base de Whey Protein Isolado, acrescidas de carboidratos complexos. Existem diversas marcas e sabores, são sempre opções deliciosas para lanches ou complemento de refeições.

Suplementação com proteínas é uma maneira segura e saudável de melhorar seu treinamento, recuperação e desempenho esportivo. Busque com produtos de sua confiança e composições de qualidade.

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